O Ibovespa futuro sinaliza alta após o presidente chinês Xi Jinping reiterar o compromisso com as metas para o crescimento do país, o que favorece as commodities metálicas.
Apesar de o alívio vir da China, os investidores ficam preocupados com a recessão global e seguem monitorando as falas do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Jerome Powell, que discursa hoje no Congresso. Ontem, Powell disse que está comprometido em combater a inflação, mas admitiu a possibilidade de uma recessão.
Por aqui, o mercado deve seguir monitorando os assuntos relacionados à Petrobras e de olho na fala do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em agosto subia 0,42%, aos 101.235 pontos. Os futuros norte-americanos registravam ganho e as bolsas europeias operavam mistas. Na Ásia, os índices fecharam no positivo.
Nicolas Farto, especialista em renda variável da Renova Invest, disse que os comentários de Xi Jinping trouxeram alento para o mercado asiático e para o setor de commodities metálicas, “o que beneficia a Vale que tem peso grande no índice e a expectativa é de uma sessão positiva, ao menos pela manhã”.
Farto complementou que a fala de Powell logo mais “pode fazer preço e corroborar com uma desaceleração na economia norte americana e, em consequência, mexer com mercado global como um todo trazendo movimento mais volátil”.
Por aqui, as questões locais em relação à Petrobras e preços dos combustíveis também devem seguir impactando na Bolsa, disse. O governo deve avaliar o auxílio caminhoneiro que pode chegar até R$ 1000,00. “Na prática, (o voucher) seria um custo bem alto e prejudicaria nosso quadro fiscal”, enfatizou Farto.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação
