Os principais índices de ações do mercado europeu operam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, ainda com receio de uma recessão à vista. Além disso, foram divulgados os PMIs da Alemanha, Reino Unido e da zona do Euro.
O mercado também está no aguardo do segundo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, que será na Câmara, hoje às 11h. Ontem, ele falou no Senado, e disse que uma recessão era possível e que um pouso suave para a economia dos EUA
seria “muito desafiador”.
“Powell continua o seu testemunho hoje [esta quinta-feira], enquanto o calendário está dedicado às preliminares dos PMIs, com os pedidos iniciais de férias de desemprego dos Estados Unidos e os dados a dias das semanas de reservas do DOE”, afirmam os analistas do IG.
‘”O ânimo continuou a diminuir e a fluir esta semana, à medida que os mercados de ações continuam a ser atingidos por preocupações com a recessão em um cenário de bancos centrais que parecem determinados a espremer a inflação da economia global”, afirma o analista chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson.
Os PMIs divulgados hoje também influenciam na cotação dos mercados. “Os PMIs da Alemanha e da zona do euro de hoje indicaram atividade mais lenta em maio, o que reflete uma atividade econômica mais fraca. Os PMIs de manufatura e serviços enfraqueceram, embora ainda apontem para expansão, com leituras acima do nível neutro de 50 pontos. No entanto, os lançamentos são motivo de preocupação. Como a maior economia da zona do euro, a Alemanha é uma referência para o bloco. Com as perspectivas para a economia alemã parecendo mais sombrias, é um mau sinal para o resto da zona do euro”, diz o analista de mercados da Oanda, Kenny Fisher.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus por volta das 8h56 (horário de Brasília):
FTSE-100 (Londres): +0,17%, 7.101,38 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,32%, 13.102,84 pontos
CAC-40 (Paris): +0,26%, 5.934,23 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,54%, 21.896,8 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,33%, 8.172,1 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,25%, 10.501,56 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,92%, 5.976,01 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels
