A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, divulgou hoje sua análise sobre o mercado das Fintechs, apontando que há grandes oportunidades, mas que o ambiente econômico desafiador pode dificultar a expansão e a rentabilidade.
Para os analistas da agência, as empresas que já conseguiram levantar capital e que continuam bem capitalizadas são as que estão mais bem posicionadas para lidar com esse ambiente desafiador.
O estudo também ressalta a importância do PIX nesta revolução online. O sistema brasileiro de pagamentos instantâneos permitiu a inclusão financeira de mais de 50 milhões de pessoas. No final de março de 2022, o número de usuários do PIX atingiu 124 milhões, com transações de cerca de R$ 780 bilhões todos os meses.
Algumas Fintechs estão fortemente engajadas no desenvolvimento de novos produtos derivados do PIX – como seguros (para fraudes de PIX por roubo de telefone) e a possibilidade de clientes PIX dividirem um único pagamento em várias parcelas, detalhou a análise.
Por outro lado, o atual sentimento negativo do mercado, combinado com o aumento das taxas de juros, pode desafiar a postura de captação e liquidez das Fintechs, especialmente para aquelas que são dependentes de produtos de captação estruturada e/ou investidores institucionais por limitações regulatórias, que por sua vez são mais sensíveis ao preço em relação aos depósitos de varejo.
“Repassar custos de financiamento mais altos para os clientes pode ser um desafio, dadas as estratégias das Fintechs em grande parte baseadas em preços e o compromisso relativamente fraco dos clientes com suas franquias”, explica a Fitch Ratings.
Por fim, a agência destaca que os altos custos de aquisição de clientes também limitarão os gastos de marketing das Fintechs, fundamentais para os objetivos de aquisição de clientes. Diante deste quadro, o setor deve se preocupar mais com a retenção de clientes – com base em vendas cruzadas e ativação de clientes (em comparação com a estratégia atual de buscar um crescimento agressivo da base de clientes).
Emerson Lopes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash
