Nesta quarta-feira (15), o Banco Central Europeu (BCE) convocou uma reunião monetária emergencial após os juros pagos pelos títulos públicos da zona do euro dispararem desencadeando uma forte e generalizada venda dos papéis.
Nos últimos dias, as venda de títulos de dívidas do sul da Europa cresceram após o anúncio do BCE sobre novos aumentos nas taxas de juros da região para combater a inflação. Segundo o jornal Valor Investe, os custos de crédito de muitas nações subiu com a expectativa de uma política monetária europeia mais agressiva do que a prevsita.
Poranto, os investidores saíram de títulos mais arriscados para comprar novos ativos, com rendimentos maiores, enquanto esperam o resultado da reunião do Fed e de um provavél novo aumento dos juros. Países considerados menos seguros precisarão pagar retornos ainda mais atraentes para atrair investimentos.
O banco central do bloco está sob pressão para apoiar as economias dos países – como Itália, Espanha e Grécia – cujos custos dos empréstimos explodiram depois da liquidação, na última semana, desses papéis por investidores, segundo informações da agência de notícias Dow Jones.
Imagem: Piqsels









