O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, minimizou às declarações recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre possíveis sanções comerciais a países alinhados ao Brics.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Em entrevista ao portal Metrópoles, Haddad diminuiu o impacto prático da fala de Trump e questionou sua clareza. “Acredito que ele nem saiba o que isso queira dizer. O que significa estar ‘alinhado aos Brics’? Os Brics representam os interesses do Sul global em busca de mais cooperação”, afirmou.
O grupo Brics busca maior influência no cenário internacional, defendendo reformas em instituições multilaterais e promovendo o comércio entre economias emergentes.
Trump afirmou que pretende aplicar uma tarifa adicional de 10% a nações que sigam políticas consideradas “antiamericanas”, incluindo as promovidas pelo grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Haddad ressalta G20 e Sul global
Haddad também ressaltou a importância de ampliar as vozes nas discussões globais, destacando que o G20 — grupo que reúne as maiores economias do mundo — vem ganhando relevância, especialmente diante da transformação digital e do avanço da inteligência artificial.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
“Se a gente não falar o que pensa, o que vai ser do Sul global, que é mais da metade da população?”, disse o ministro.