A Latam registrou um crescimento de 10,7% na sua capacidade consolidada em junho de 2025, na comparação com o mesmo mês de 2024. A métrica utilizada, conhecida como assentos-quilômetros disponíveis (ASK), representa o número de assentos oferecidos multiplicado pela distância voada.
Esse aumento foi puxado, principalmente, por um avanço de 13,9% na oferta doméstica da Latam Brasil. Parte desse crescimento é atribuído ao fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, em 2024, o que reorganizou a malha aérea da companhia.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
A oferta internacional da Latam também apresentou alta, com expansão de 12,3% em relação a junho do ano passado. A demanda acompanhou esse movimento: o tráfego consolidado de passageiros, medido em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), aumentou 10,2%.
Com isso, o fator de ocupação consolidado — que indica o percentual de assentos efetivamente utilizados — ficou em 83,8% no mês.
Latam transporta mais passageiros
A Latam transportou quase 7 milhões de passageiros em junho de 2025, crescimento de 7,3% frente ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, mais de 41,5 milhões de passageiros já foram transportados pelo grupo.
Capacidade de carga também avança
Na divisão de cargas, a capacidade do grupo — medida em toneladas-quilômetros disponíveis (ATK) — registrou alta de 5,2% na comparação anual, totalizando 671 milhões de toneladas-quilômetros disponíveis.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.