Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em alta, após a divulgação da ata da reunião de política de maio do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) mostrar que o banco central está preparado para elevar as taxas acima do que o mercado havia previsto.
A ata da reunião dos dias 3 a 4 de maio do Fed mostrou que as autoridades viram a necessidade de aumentar os juros rapidamente, e possivelmente mais do que o mercado precificou, para suprimir as recentes pressões inflacionárias.
“A maioria dos participantes julgou que 0,5 ponto percentual seria apropriado nas próximas duas reuniões”, afirmou a ata. Além disso, os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) indicaram que “uma postura restritiva da política pode muito bem se tornar apropriada dependendo da perspectiva econômica em evolução e dos riscos para as perspectivas”.
“A ata da reunião de política do Fed reforça nossa previsão de que as autoridades acompanharão a alta de 0,5 pp no início deste mês com aumentos de tamanho semelhante nas reuniões do Fomc de junho e julho, antes de mudar para aumentos menores de 0,25 mais a frente”, explicam analistas da Capital Economics.
Os juros projetados do Tesouro dos Estados Unidos para 10 anos ficou pouco alterado após a divulgação, estagnando em 2,75%. As ações, porém, saltam para suas maiores para altas da sessão. Recentemente, os temores dos investidores se afastaram dos juros mais altas e para a possibilidade de uma recessão, já que a inflação permanece em recordes históricos.
As varejistas também permaneceram em foco na sessão, liderando as altas do mercado. A reversão seguiu um relatório de que os licitantes ainda estão competindo para adquirir a Kohl’s, cujas ações saltaram 11,9%.
As ações da Nordstrom subiram 13,8%, depois que a varejista superou as expectativas de vendas e elevou sua perspectiva de um ano inteiro. Dick’s Sporting Goods ganhou 9,80% depois de superar os ganhos e estimativas de receita para o primeiro trimestre fiscal.
As varejistas estão em uma onda de ganhos desde a semana passada quando os investidores ficaram ansiosos para ver como as empresas estão gerenciando a inflação alta. Traders e analistas apontaram que o que tem sido até agora um naufrágio no varejo reflete uma mudança na demanda dos consumidores por serviços em vez de bens, e alguns sugeriram que as ações podem estar sendo excessivamente punidas por seus resultados.
Os traders continuarão a analisar através de relatórios de resultados esta semana para ver como as empresas estão lidando com pressões inflacionárias. Snowflake e Nvidia estão prontos para postar relatórios trimestrais após o fechamento hoje.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,60%, 32.120,28 pontos
Nasdaq 100: +1,51%, 11.434,7 pontos
S&P 500: +0,94%, 3.978,73 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA