As bolsas dos EUA fecharam esta segunda-feira (15) mistas, com investidores reagindo a falas do governo sobre tarifas comerciais e ao início da temporada de balanços. A alta do Nasdaq — único índice a subir — foi suficiente para renovar sua máxima histórica.
O Nasdaq foi o único índice a subir, mas a alta foi suficiente para renovar sua máxima histórica.
As negociações lideradas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, voltaram ao foco dos investidores após declarações do secretário do Tesouro, Scott Bessent. Segundo ele, o governo não tem pressa para fechar acordos com outros países e não seguirá “deadlines do mercado”.
Bessent reiterou que, caso os países não ofereçam condições consideradas favoráveis pelos EUA, as tarifas podem ser retomadas. O tom protecionista reacendeu preocupações sobre os impactos no comércio global.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Também nesta terça-feira (15), foi divulgada a inflação de junho nos EUA, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI). O indicador mostrou sinais limitados de impacto das tarifas sobre a inflação, aliviando parte das tensões no mercado.
Segundo análise da Capital Economics, a calmaria no mercado de Treasuries (títulos do Tesouro americano) ajudou a sustentar os ganhos das bolsas nos últimos meses. No entanto, uma eventual alta da inflação ainda é vista como um risco relevante para o mercado acionário em 2025.
Desempenho dos índices
- Dow Jones cai 0,98% (44.023,29 pontos);
- S&P 500 recua 0,40% (6.243,73 pontos);
- Nasdaq sobe 0,18% (20.677,80 pontos).
Movimentações do mercado corporativo
As ações da Nvidia subiram 4,04% e as da AMD avançaram 6,41%, após notícias de que as duas empresas poderão retomar as vendas de chips para a China. A recuperação do setor ajudou a compensar parte das perdas observadas em outros segmentos do mercado.
O início da temporada de resultados trouxe forte volatilidade. As ações da BlackRock caíram 5,88%, apesar dos números virem em linha com o esperado. O Wells Fargo recuou 5,48%, com frustração em relação à receita de juros.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
O JPMorgan perdeu 0,74%, após o CEO Jamie Dimon alertar sobre possíveis riscos à frente. Já o Citigroup teve alta de 3,73%, ao superar as previsões de lucro.
Boeing recuou 0,22%, mesmo após o anúncio de que a Indonésia vai adquirir 50 aeronaves da fabricante, muitas delas do modelo 777. O órgão regulador da aviação da Índia ordenou inspeções em aviões da Boeing, após investigação de acidente recente.
As ações da MP Materials saltaram 20,02% após a Apple anunciar compromisso de US$ 500 milhões para comprar ímãs de terras raras da empresa em Fort Worth, Texas. Os papéis da Apple subiram 0,23%.