A Neoenergia (NEOE3) anunciou, nesta quarta-feira (16), a venda de 6,87% do capital social do Complexo Eólico Chafariz, localizado na Paraíba, para a Nexus Ligas, principal produtora de ligas de manganês do Brasil.
A operação foi realizada dentro de um contrato de autoprodução de energia, que permite que uma empresa participe diretamente da geração da eletricidade que consome. Essa estrutura possibilita maior previsibilidade de custos energéticos para o consumidor.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Segundo a Neoenergia, a transação foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 3 de junho de 2025. A decisão transitou em julgado em 23 de junho.
Apesar da aprovação, a companhia destacou que a conclusão da operação ainda depende do cumprimento de condições precedentes usuais em transações desse tipo.
Parque eólico da Neoenergia possui 471 MW de capacidade
O Complexo Eólico Chafariz é composto por 15 parques eólicos, com capacidade instalada total de 471 megawatts (MW). A Nexus Ligas será atendida especificamente pela usina Canoas 3, de onde receberá 15 MW ao longo de 10 anos, com início previsto para janeiro de 2026.
Segundo comunicado à imprensa, essa energia corresponde a 27% da demanda atual da Nexus Ligas.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.