As bolsas dos EUA fecharam esta terça-feira (12) em alta, impulsionadas pela divulgação da inflação dos Estados Unidos, que veio dentro das expectativas no comparativo mensal e levemente abaixo do previsto na taxa anual. Nasdaq e S&P 500 renovaram seus recordes.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) registrou alta de 0,2% em julho e de 2,7% em 12 meses, repetindo a variação de junho. O resultado reforçou a percepção de que o Federal Reserve (Fed) poderá iniciar cortes de juros nas próximas reuniões.
Segundo a ferramenta de monitoramento do CME Group, as apostas de um corte de 25 pontos-base (0,25 ponto percentual) pelo Fed em setembro chegaram a 94,4%. Já a probabilidade de um corte acumulado de 75 pontos-base até dezembro foi de 49,3%.
- 🔥 Seu dinheiro pode render mais! Receba um plano de investimentos gratuito, criado sob medida para você. [Acesse agora!]
O índice VIX — que mede a volatilidade do mercado e é conhecido como “termômetro do medo” em Wall Street — recuou 8,80%, atingindo o menor nível desde janeiro.
Confira o desempenho dos índices:
- Dow Jones sobe 1,10% (44.458,61 pontos);
- S&P 500 ganha 1,13% (6.445,76 pontos);
- Nasdaq avança 1,39% (21.681,90 pontos).
Declarações do Fed
Jeff Schmid, presidente do Fed de Kansas City, afirmou que a política monetária ainda deve permanecer modestamente restritiva por enquanto.
Tom Barkin, do Fed de Richmond, disse que o banco central está bem posicionado para ajustar sua postura conforme necessário.
Movimentações do mercado corporativo
Todos os 11 segmentos do S&P 500 fecharam no positivo, com maior peso dos setores de tecnologia e financeiro. A Intel disparou 5,62% após o presidente dos EUA, Donald Trump, relatar reunião com o CEO da empresa, Lip-Bu Tan.
A Nvidia avançou 0,58%, apesar de notícias de que a China pediu a empresas locais que evitem os chips H20 da companhia. Entre bancos, JPMorgan subiu 1,14% e Goldman Sachs, 3,36%.
O setor aéreo também teve forte alta, com United Airlines (+10,23%) e Delta Air Lines (+9,23%), após reação ao aumento de preços de passagens no CPI.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.