O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quarta-feira (13) que a estratégia do governo dos Estados Unidos em relação ao Brasil “pode não dar certo para eles”.
Segundo o presidente, o país está procurando alternativas para garantir que princípios como democracia, respeito comercial e multilateralismo sejam respeitados também pelos EUA.
Ele afirmou, no entanto, que o diálogo com os EUA para tentar reverter a sobretaxa enfrenta dificuldades. “Quem não quer negociar são eles, quem está com bravata são eles”, disse.
- 💰 Seu dinheiro escapa e você nem percebe? Baixe grátis a planilha que coloca as finanças no seu controle!
As declarações ocorreram no Palácio do Planalto, durante a cerimônia de assinatura da Medida Provisória do Plano Brasil Soberano. O programa prevê medidas para reduzir os impactos econômicos do aumento de 50% nas tarifas imposto pelo governo americano sobre produtos brasileiros.
Relações comerciais com China e outros países
Lula também citou o presidente da China, Xi Jinping, destacando que a balança comercial entre os dois países alcança US$ 160 bilhões, representando um peso relevante nas negociações internacionais.
Ele revelou que busca apoio de outras nações para pressionar os Estados Unidos e fortalecer a posição do Brasil. Ele citou conversas com Índia, China, Rússia, França e Alemanha.
O presidente também mencionou que será realizada uma teleconferência com os países do BRICS para discutir ações que possam melhorar a relação comercial entre os países integrantes do grupo.
Por fim, Lula reforçou que o Brasil seguirá investindo em sua produção, o que, segundo ele, “vai continuar assustando muita gente”.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.