As bolsas dos EUA fecharam esta quarta-feira (20) sem direção única. O movimento foi influenciado, principalmente, pelo setor de tecnologia.
A Intel registrou queda de 6,99%, devolvendo o ganho de 6,97% da véspera. O recuo ocorreu após o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, confirmar que o governo negocia adquirir participação na empresa em troca de bilhões de dólares em financiamento pelo Chips Act.
Investidores também aguardam os comentários de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), durante o simpósio de Jackson Hole. A ata da última reunião, divulgada hoje, trouxe pouco impacto ao mercado.
- Chega de operar no escuro: conheça a ferramenta que automatiza seus investimentos — acesse agora e fale com nosso time no WhatsApp.
No campo político, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu a renúncia da diretora do Fed, Lisa Cook, acusada de fraude hipotecária.
Confira o desempenho dos índices:
- Dow Jones sobe 0,04% (44.938,31 pontos);
- S&P 500 cai 0,24% (6.395,78 pontos);
- Nasdaq recua 0,67% (21.172,86 pontos).
Outras movimentações no mercado corporativo
O índice Nasdaq também foi pressionado por perdas em outras companhias de semicondutores. A Nvidia caiu 0,14%, a Advanced Micro Devices recuou 0,81% e a Broadcom cedeu 1,27%. A Palantir também caiu 1,10%, após forte baixa no pregão anterior.
No varejo, a Target recuou 6,3% mesmo após apresentar lucro acima das expectativas no segundo trimestre. A queda foi atribuída ao anúncio de que Michael Fiddelke, atual diretor de operações da empresa, assumirá o cargo de CEO em fevereiro de 2026, no lugar de Brian Cornell. Investidores esperavam a escolha de um nome externo, capaz de trazer uma nova estratégia para a companhia.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Dúvidas sobre inteligência artificial
Segundo a analista Ipek Ozkardeskaya, do Swissquote, o mercado tem mostrado cautela em relação ao boom da inteligência artificial. Um relatório apontou que 95% das empresas que investem na tecnologia ainda não registraram retorno financeiro, o que levantou preocupações sobre a sustentabilidade do setor.