Nesta quinta-feira (28), a comissão reguladora de mercados dos Estados Unidos (SEC) disse que a mineradora brasileira Vale enganou investidores sobre segurança e alega que a empresa manipulou auditorias feitas em suas barragens. Acusação aconteceu no processo sobre o colapso das barrages de Brumadinho (MG) em 2019 segundo informação da Reuters.
A SEC acusou a empresa de obter certificados de estabilidade fraudulentos enquanto levantou recursos da ordem de USD 1 bilhão ao mesmo tempo em que ocultava riscos ambientais e econômicos.
Portanto, a Vale violou as leis de valores mobiliários ao fazer divulgações falsas e enganosas sobre a segurança de suas barragens antes do desastre que matou 270 pessoas na cidade de Brumadinho.
Para a instituição americana desde de 2016, a empresa brasileira manipulou auditorias de segurança de barragens, obteve certificados de estabilidade fraudulentos e enganou governos locais, comunidades e investidores com suas divulgações ambientais, sociais e de governança (ESG).
Imagem: Divulgação









