O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta segunda-feira (1) em queda de 0,10%, aos 141.283 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 12 bilhões, menor devido ao feriado do Dia do Trabalho nos EUA, que manteve as bolsas de Nova York fechadas.
Segundo analistas, a queda nas expectativas de inflação chegaram a indicar um cenário positivo, mas perderam força diante de notícias negativas sobre a economia chinesa e da liquidez reduzida.
Durante a semana, investidores brasileiros devem acompanhar a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que dará sinais sobre o ritmo da atividade econômica no Brasil.
- Você já pode replicar as operações de um dos maiores especialistas do agro no mercado financeiro — veja como começar em poucos cliques.
Outro ponto de atenção é o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), que será acompanhado de perto também pelos Estados Unidos, em meio às tensões comerciais e diplomáticas entre os dois países após o aumento de tarifas anunciado em julho.
Destaques do Ibovespa
A Vale fechou em leve alta de 0,07%. Petrobras teve desempenho misto: alta de 0,23% na ação preferencial (PN) e queda de 0,44% na ação ordinária (ON). Os grandes bancos também oscilaram, com Banco do Brasil recuando 1,40% e Itaú avançando 0,81%.
Entre as maiores altas do dia ficaram Raízen (+5,98%), Cosan (+3,42%) e Fleury (+3,22%). Por outro lado, Auren (-3,04%), Vamos (-3%) e Braskem (-2,88%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.