O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria dos Estados Unidos subiu de 49,8 em julho para 53 em agosto, segundo dados finais divulgados nesta terça-feira (2) pela S&P Global.
O resultado indica que a manufatura norte-americana voltou a registrar expansão após meses de retração. A leitura do PMI de julho havia permanecido abaixo de 50, limite que separa crescimento de contração.
De acordo com a S&P Global, o avanço foi sustentado pela combinação de aumento nos novos pedidos e formação de estoques, levando a produção a crescer no maior ritmo desde maio de 2022.
- Enquanto você lê esta notícia, outros investidores seguem uma estratégia validada — veja como automatizar suas operações também.
O relatório destacou que os estoques de bens acabados tiveram a maior elevação em mais de um ano, refletindo a preocupação das empresas com preços e restrições de oferta.
A pesquisa também apontou que tarifas aplicadas recentemente elevaram significativamente os custos de insumos industriais. Esse aumento foi repassado aos preços de venda, pressionando a inflação no setor.