A carteira recomendada de dividendos do BTG Pactual para setembro passou por mudanças relevantes. O banco anunciou nesta segunda-feira (1) três alterações de ações, além da redução de exposição a empresas como o Itaú (ITUB4). As principais foram:
- Saíram: Klabin (KLBN11), Sabesp (SBSP3) e Caixa Seguridade (CXSE3)
- Entraram: CPFL (CPFE3), Copasa (CSMG3) e Vulcabras (VULC3)
Com a mudança, o peso do Itaú na carteira caiu de 15% para 10%, enquanto Equatorial (EQTL3) e Vibra Energia (VBBR3) ganharam 5 pontos percentuais cada.
- Enquanto você lê esta notícia, outros investidores seguem uma estratégia validada — veja como automatizar suas operações também.
BTG expõe motivos distintos para trocas
O BTG destaca diferentes pontos para justificar as alterações.
- Copasa (CSMG3): pode se beneficiar de avanços em seu processo de privatização, com projeção de dividend yield de 6,1% para 2025.
- CPFL (CPFE3): combina dividendos consistentes e valuation considerado atrativo, com yield estimado em 7% nos próximos dois anos.
- Vulcabras (VULC3): expectativa de recuperação da lucratividade após ajustes operacionais e acordos com Mizuno e Under Armour.
Já a saída da Sabesp e da Caixa Seguridade foi feita por realocação estratégica para setores considerados com maior potencial de retorno em dividendos

- Você já pode replicar as operações de um dos maiores especialistas do agro no mercado financeiro — veja como começar em poucos cliques.
Rentabilidade em agosto
Em agosto, a carteira de dividendos do BTG rendeu 8,3%. O desempenho superou tanto o IDIV, índice de dividendos da B3, que subiu 5,4%, quanto o Ibovespa, com alta de 6,3%.
Desde novembro de 2019, a carteira acumula ganho de 96,5%, contra 67,8% do IDIV e 31,4% do Ibovespa.
Itaú não possui mais o maior peso na carteira
A carteira de setembro reúne 12 ações. Confira abaixo quais são e o peso de cada uma delas:
- Itaú Unibanco (ITUB4) – 10%
- Petrobras (PETR4) – 10%
- Eletrobras (ELET6) – 10%
- Equatorial (EQTL3) – 10%
- Copel (CPLE6) – 10%
- Cemig (CMIG4) – 10%
- Direcional (DIRR3) – 10%
- Vibra Energia (VBBR3) – 10%
- Gerdau (GGBR4) – 5%
- CPFL (CPFE3) – 5%
- Copasa (CSMG3) – 5%
- Vulcabras (VULC3) – 5%