As bolsas dos EUA fecharam esta quarta-feira (3) sem direção única. A cautela veio após dados econômicos mais fracos nos Estados Unidos e declarações divergentes de dirigentes do Federal Reserve (Fed).
Investidores reduziram posições em ações de setores como energia e financeiro, migrando para tecnologia e comunicação. Esse movimento foi impulsionado também pela queda nos rendimentos dos Treasuries — títulos do governo americano.
Apesar da valorização das big techs, os mercados mostraram cautela após o relatório Jolts (que mede a abertura de vagas de emprego) e os dados de encomendas à indústria indicarem perda de força da economia.
- Lucro real, risco controlado e execução profissional — acesse agora e conheça o Copy Invest do Portal das Commodities.
As falas de dirigentes do Fed aumentaram a incerteza sobre os próximos passos da política monetária. Christopher Waller defendeu corte de juros já neste mês e disse ver espaço para reduções adicionais. Raphael Bostic, do Fed de Atlanta, sinalizou que uma flexibilização pode ocorrer em 2025, provavelmente em 25 pontos-base (0,25 ponto percentual).
Já Alberto Musalem (St. Louis) e Neel Kashkari (Minneapolis) reforçaram a preocupação com o equilíbrio entre inflação ainda elevada e enfraquecimento do mercado de trabalho.
Confira o desempenho dos índices:
- Dow Jones cai 0,06% (45.270,86 pontos);
- S&P 500 sobe 0,51% (6.448,28 pontos);
- Nasdaq avança 1,02% (21.497,73 pontos).
Movimentações do mercado corporativo
O destaque do dia foi a Alphabet, controladora do Google, que subiu 9,14%. A empresa foi beneficiada por decisão da Justiça dos EUA que descartou a necessidade de desmembramento da companhia.
A medida também favoreceu a Apple, que ganhou 3,81%. A decisão garante a continuidade do acordo em que o Google paga para manter seu buscador como padrão no iPhone.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
A Disney caiu 0,79% após fechar um acordo de US$ 10 milhões para encerrar um processo sobre coleta ilegal de dados de crianças. A varejista Macy’s disparou mais de 20% ao divulgar lucro acima do esperado e elevar suas projeções. Já a Salesforce avançou 1,42% antes da divulgação de seu balanço trimestral, programado para o fim do dia.