As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam em alta nesta terça-feira (26), com temores inflacionários e sessão que promete ser de aversão a risco.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Quem explica é Paula Zogbi, analista de investimentos da Rico: “Com a China “trancada”, investidores preocupados com o ritmo da subida de juros nos EUA e preocupações com a inflação sempre presentes, o mercado segue em ritmo de aversão a risco essa semana”, diz.
A Bolsa segue mais uma sessão no negativo e caminha para o sétimo pregão em baixa com um sentimento externo mais pessimista diante da alta da inflação no mundo, restrições de mobilidade na China por conta da pandemia e juros elevados nos Estados Unidos. Ademais dos fatores globais, por aqui o setor bancário-tem peso expressivo no índice-puxa o Ibovespa para baixo, refletindo o balanço do Santander (SANB11) do primeiro trimestre de 2022. Apesar de o lucro líquido ter crescido em 40,1% ante o mesmo período do ano passado, a inadimplência aumentou 0,77 ponto porcentual (pp) e atingiu 2,9%.
O dólar acelerou o ritmo de alta e já flerta com os R$ 5,00. As incertezas sobre a retomada econômica chinesa ganham força, ao mesmo tempo que a tensão aumenta com a aproximação da próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), na próxima semana. O clima de aversão ao risco é global, e afeta especialmente as moedas emergentes. Para o economista da Guide Investimentos, Victor Beyruti, “a possibilidade de Pequim entrar em lockdown contribuiu diretamente para afetar mais as moedas emergentes”. Beyruti acredita que o fed# mais agressivo afete o desenvolvimento futuro: “O cenário é desafiador para o crescimento global.
Veja como estava o mercado por volta das 13h35 (de Brasília):
IBOVESPA: 108.797 pontos (-1,70%)
DÓLAR À VISTA: R$ 4,9780 (+2,05%)
DI JAN 2023: 13,025% (+0,57%)
DI JAN 2027: 11,965%(+1,22%)
Pedro de Carvalho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels