A Danone comunicou, nesta quinta-feira (18), à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) que desistiu da proposta de aquisição da Lifeway Foods, produtora norte-americana de kefir.
Segundo o documento, a Danone North America havia firmado, em agosto, um acordo de confidencialidade com a Lifeway para avaliar os termos de uma transação. No entanto, as negociações não avançaram. A decisão de encerrar o processo foi tomada e informada à companhia ontem (17).
O acordo representava a terceira tentativa da Danone de comprar a Lifeway em menos de um ano. A companhia francesa já detém cerca de 23% das ações da empresa. No ano passado, a Lifeway recusou duas propostas de aquisição, de US$ 25 e US$ 27 por ação.
- Você já pode replicar as operações de um dos maiores especialistas do agro no mercado financeiro — veja como começar em poucos cliques.
O impasse é agravado por disputas internas: membros da família fundadora, que controlam mais de 40% das ações, divergem sobre os rumos da companhia. Ludmila Smolyansky, cofundadora, e seu filho Edward tentaram substituir todo o conselho de administração, liderado por Julie, filha de Ludmila.
Com a desistência, a Danone informou que revisa suas opções em relação ao investimento já existente na Lifeway. Entre as possibilidades, está apoiar a proposta de Edward Smolyansky para destituir o atual conselho da empresa ou vender, total ou parcialmente, sua fatia acionária.