O Ibovespa futuro opera com leve alta com os investidores no aguardo da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Petrobras para a aprovação dos nomes de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da estatal e Marcelo Andrade Weber para o Conselho de Administração, após vários impasses com as indicações. Hoje é dia de vencimento de opções sobre o índice, o que pode trazer volatilidade na Bolsa.
Somado a isso, os investidores também repercutem a inflação ao produtor nos Estados Unidos (PPI, na sigla em inglês)-subiu 1,4% em março na comparação mensal e o mercado estimava avanço de 1,1%. O resultado sai após o índice de preços ao consumidor (CPI, sigla em inglês), divulgado na véspera, que ficou dentro das expectativas do mercado, mas o núcleo um pouco abaixo. No entanto, a inflação segue como desafio do banco central norte-americano.
Por aqui, o resultado de vendas no varejo por aqui foi favorável-subiu 1,1% em fevereiro na comparação mensal e 1,3% em relação ao mesmo período de 2021. Os dados podem impactar positivamente nas ações de shoppings centers e o setor varejista na B3.
A guerra na Ucrânia também segue no radar do investidor que infelizmente não tem data para término e o petróleo volta a subir. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse continuar com os objetivos de ataques à Ucrânia sem sinalizar um acordo de paz. Diante desse cenário, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve enviar armamentos bélicos em torno de US$ 750 milhões para o país ucraniano.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em abril subia 0,14%, aos 116.655 pontos. Os futuros norte-americanos operavam mistos. As bolsas na Europa tinham queda e a maioria dos índices asiáticos fechou em alta.
Para os analistas da Sul América Investimentos, o Ibovespa pode abrir em alta, mas “avaliando o impacto sobre as commodities da queda inesperada das importações chinesas-queda de 0,1% na comparação anual”.
Os analistas da Ajax Capital também acreditam em uma alta para o Ibovespa com atenção aos dados econômicos aqui e nos Estados Unidos, guerra e Petrobras.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Jp Valery on Unsplash