Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em queda, apesar de abrirem o pregão em alta, quando a Nasdaq chegou a subir quase 2%. O movimento de baixa teve início após a divulgação dos dados de inflação pela manhã, que apresentou a maior alta para o índice nos últimos 40 anos.
O índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 1,2% em março na comparação com o mês anterior, já descontados os fatores sazonais, segundo dados do Departamento de Trabalho do país. Analistas previam alta de 1,1%.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Os números altos para a inflação elevaram as expectativas de uma política monetária mais apertada do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que os investidores temem que possa desacelerar a economia. O Fed elevou as taxas em sua reunião de março, e espera-se que ele aumente mais ao longo do ano.
“O grande aumento em relação à leitura do mês passado deveu-se principalmente ao aumento dos preços de alimentos e energia”, afirmam analistas do City Index. “Esses resultados ajudam a aumentar a alegação do presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, de que um aumento de 0,5 pp é altamente provável na reunião do Comitê em maio”.
O juros projetados do Tesouro para 10 anos recuaram da sua maior alta em três anos após o relatório, pois os investidores avaliam que a leitura do núcleo do índice pode significar que a inflação está mostrando sinais de pico. O índice caiu a 2,71% após a divulgação do CPI, mas chegou a atingir 2,82% na sessão.
As ações de tecnologia perderam os ganhos anteriores após a subida no início do pregão, fechando em queda pelo terceiro dia consecutivo. Microsoft e Nvidia caíram, perdendo 1,12% e 1,75%, respectivamente.
A diretora do Fed, Lael Brainard, disse hoje que o principal objetivo do Banco Central é reduzir a inflação, expressando confiança de que o Banco Central pode moderar as pressões nos preços sem desencadear uma crise econômica.
“A inflação está muito alta”, disse Brainard, que aguarda a confirmação do Senado para servir como vice-presidente do Fed. “Baixar a inflação será nossa tarefa mais importante”, disse ela ao The Wall Street Journal.
Os movimentos na sessão também ocorrem em meio a uma alta nos preços do petróleo, à medida que a China aliviava as restrições que prejudicariam a demanda. O petróleo Brent subiu acima de 6%, para US$ 104 por barril. Na mesma linha, os contratos futuros WTI ganharam, 7%, a US$ 101 por barril.
Os papéis de empresas de energia acompanharam os preços do petróleo. A Occidental Petroleum subiu 2,06%, a Devon Energy ganhou 3,70%, a Marathon Oil avançou 4,16% e a Chevron cresceu 2,06%.
Os investidores também aguardam o início da temporada de balanços marcada para começar amanhã com o JPMorgan e a Delta Air Lines, seguidos por vários grandes bancos na quinta-feira.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,26%, 34.220,36 pontos
Nasdaq 100: -0,30%, 13.372 pontos
S&P 500: -0,34%, 4.397,45 pontos
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA



