Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo negativo, com o Nasdaq recuando 2,18%, com os investidores preocupados com a maior alta nos juros do país em três anos podendo causar desaceleração na economia.
Os juros projetados do Tesouro para 10 anos saltaram acima de 2,78% na sessão, níveis não vistos desde janeiro de 2019, à medida que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) prepara os investidores para uma política monetária mais apertada.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
“As expectativas de inflação de longo prazo dos consumidores ainda são consistentes com o Fed atingindo sua meta de 2% no seu indicador de inflação favorito”, afirmam analistas da UBS. “Apesar dos riscos, estamos começando a ver sinais de queda do excesso de demanda por mercadorias que pressionaram a inflação durante a pandemia”.
A Nasdaq foi a bolsa mais impactada na sessão à medida que os investidores veem as ações de crescimento como as que mais sofrem com taxas de juros mais altas. Essas preocupações têm estimulado os investidores a fugir em ativos mais arriscados, como ações de tecnologia, que lideraram perdas. Microsoft recuou 3,94%, Nvidia e Micro perdem 5,20% e 3,59%, respectivamente.
Os preços do petróleo também recuaram em meio a temores de que os lockdowns na China deprimissem a demanda global. Referência internacional, o petróleo Brent perde 3,94% e é negociado a US$ 98,77 por barril. Enquanto isso, os contratos futuros WTI caem 3,46%, negociado a US$ 94,86 por barril.
As ações do setor de energia caíram como um todo. A Occidental Petroleum recuou 6,29%, a Diamondback Energy perdeu 4,85% e a Conocophillips caiu 4,87%.
Por outro lado, as ações das companhias aéreas reduziram a tendência negativa do mercado, já que a Delta Air Lines subiu 4,01%, American Airlines avançou 2,29%, Southwest Airlines cresceu 3,42 e United Airlines saltou 1,10%.
Enquanto isso, a AT&T disparou 7,41% depois de desligar sua antiga WarnerMedia para se fundir com a Discovery. Os analistas do JPMorgan gostaram da decisão, dando à AT&T uma classificação acima do esperado e dizendo que as ações agora estão sendo negociadas com desconto.
As ações do Twitter tiveram ganhos depois que o CEO Parag Agrawal revelou que Elon Musk abandonou seu plano de se juntar ao conselho da empresa. As ações da empresa de mídia social chegaram a cair mais de 8% no pré-mercado, mas se recuperaram para subir 1,67% após o início do pregão.
Os juros podem ganhar um impulso novamente amanhã, quando será divulgado o índice de inflação. O índice de preços ao consumidor de março mostrará um aumento anual de 8,4% nos preços, de acordo com a estimativa consensual de economistas consultados pelo Dow Jones.
A presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, disse ao programa “Face the Nation”, da CBS, ontem, que ainda acredita que o Banco Central pode controlar a inflação sem causar grandes danos à economia.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -1,19%, 34.308,08 pontos
Nasdaq Composto: -2,18%, 13.412 pontos
S&P 500: -1,68%, 4.412,53 pontos
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA

