O Departamento do Comércio dos Estados Unidos deixou de divulgar, nesta quarta-feira (1), os dados de investimentos em construção referentes a agosto.
A suspensão ocorre em função do shutdown — paralisação parcial do governo norte-americano —, após o Congresso não chegar a um acordo sobre o Orçamento na noite desta terça-feira (30). Foi a primeira paralisação desde 2019.
Ainda não há previsão de quando os números de investimentos em construção serão divulgados, nem de quando o shutdown será encerrado.
O impasse entre democratas e republicanos também fez o Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS) confirmar que não divulgará o relatório de empregos de setembro (payroll), que sairia nesta sexta-feira (3).
- Lucro real, risco controlado e execução profissional — acesse agora e conheça o Copy Invest do Portal das Commodities.
O que é o shutdown?
O shutdown acontece quando não há aprovação de recursos para manter parte das atividades do governo. Com isso, diversos serviços públicos são interrompidos e funcionários federais são dispensados temporariamente ou entram em licença não remunerada.
Dessa vez, a paralisação parcial aconteceu depois que uma proposta para estender o financiamento da máquina pública por sete semanas foi rejeitada pelo Senado, ficando abaixo do mínimo de 60 votos necessários para aprovação.
De um lado, os democratas defendiam a manutenção de subsídios e a reversão de cortes feitos no governo de Donald Trump, especialmente em saúde. Já os republicanos rejeitaram o projeto, que garantia recursos somente até 21 de novembro.
A última paralisação ocorreu entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, também no governo de Trump, e durou 35 dias — o shutdown mais longo da história.