As bolsas dos EUA fecharam em alta nesta quarta-feira (1), mesmo com o início da paralisação parcial das atividades do governo (shutdown). Como resultado, tanto o Dow Jones como o S&P 500 renovaram suas máximas históricas.
O movimento foi impulsionado pelos dados de emprego divulgados pelo setor privado (ADP), que aumentaram as expectativas de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed). O Stifel Economics destacou que a ausência de dados oficiais do Bureau of Labor Statistics (BLS), que devem ser adiados pelo shutdown, dá ainda mais relevância ao relatório.
Além disso, o Deutsche Bank afirmou que historicamente os mercados têm conseguido absorver os efeitos das paralisações do governo norte-americano. O mercado só deve sentir efeito caso a situação se prolongue.
- Investir em commodities com estratégia profissional é possível — saiba como ativar o Copy Invest do Portal das Commodities.
Confira o desempenho dos três principais índices de Nova York:
- Dow Jones sobe 0,09% (46.441,10 pontos);
- S&P 500 ganha 0,34% (6.711,20 pontos);
- Nasdaq avança 0,42% (22.755,16 pontos).
Movimentações no mercado corporativo
No setor farmacêutico, a Pfizer avançou 6,79% após acordo com o governo dos EUA para reduzir preços de medicamentos do programa Medicaid. Moderna e Eli Lilly também registraram ganhos, de 6,85% e 8,18%, respectivamente, impulsionadas pelo impacto das novas tarifas sobre medicamentos.
Entre as mineradoras, a Lithium Americas disparou 23,29% após o governo norte-americano adquirir participação de 5% na companhia.
Já a AES subiu 16,79% após reportagem do Financial Times apontar que a BlackRock prepara uma oferta de compra da empresa de cerca de US$ 38 bilhões.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
No setor de consumo, a Nike avançou 6,41% após apresentar resultados acima das expectativas no primeiro trimestre. Em contrapartida, a Netflix caiu 2,34% depois de Elon Musk pedir apoio a um boicote contra a empresa em publicação no X.