A XP manteve a projeção de inflação para o fim do ano em 7%, apesar do resultado bastante negativo do IPCA de março, que subiu 1,62%, acima da projeção da casa e do consenso de mercado (1,33% e 1,35%).
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Para Tatiana Nogueira, economista da XP, a surpresa foi mais expressiva nos grupos “alimentação em casa” (+9 bps) – com destaque para leite e derivados, panificados e óleos e gorduras – e “combustíveis” (+12 bps).
“Além disso, o grupo de serviços acelerou em itens como serviços relacionados a veículos e serviços pessoais, adicionando risco à frente”, diz.
O núcleo da inflação ficou praticamente estável em relação ao mês anterior, em 0,98%, patamar elevado e bem acima da projeção da XP (0,76%).
“Para o IPCA de abril, esperamos uma desaceleração no mês, principalmente por conta da deflação da energia elétrica, mas o número, que atualmente está em 0,67%, está em revisão”, diz.
“O resultado da divulgação de hoje adiciona riscos de alta de curto prazo às nossas projeções. Dado que as surpresas foram os itens mais impactados pela guerra, podemos continuar sendo surpreendidos no curto prazo, mas mantemos nossa projeção para o final de 2022 em 7,0%”, completa.
Pedro de Carvalho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
IMagem: Unsplash

