O BTG Pactual considera que a recepção dos investidores com relação à nomeação de Márcio Weber e José Mauro Coelho como presidente e CEO da Petrobras, respectivamente, será boa e que o nome de ambos os indicados devem passar sem na Assembleia de acionistas da próxima semana sem resistências.
“Mais importante do que fazer comparações entre os novos candidatos a CEO e presidente e os anteriores, achamos que a recepção geral dos investidores será positiva por várias razões. Primeiro, reduz o risco crescente de a empresa permanecer com uma sensação diminuída de liderança por mais tempo”, segundo análise do banco.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Segundo o BTG, depois que Adriano Pires e Rodolfo Landim decidiram recusar empregos, o governo tem tido dificuldades em encontrar candidatos dispostos a aceitar o novo desafio.
Márcio Weber já é membro do Conselho de Administração da empresa (representando o governo) e tem uma longa trajetória na Petrobras, onde trabalhou por mais de 15 anos e José Mauro Coelho tem trajetória de 25 anos na indústria de óleo e gas, especialmente no setor público. Graduado química industrial, trabalhou na EPE (Escritório de Pesquisas Energéticas do Ministério da Energia) e foi secretário do Ministério da Energia. Atualmente é presidente da PPSA, a estatal empresa responsável pela comercialização do governo leva do pré-sal contratos.
“Por último, mas não menos importante, vemos ambos os nomes reduzindo potencialmente as preocupações de que o governo pudesse encontrar uma solução menos ortodoxa para seu dilema, que poderia eventualmente trazer alguma sensação de ruptura ou deterioração em relação à comunicação com o mercado”, segundo os analistas do BTG.
‘Acreditamos também que o novo candidato a CEO tem um perfil diferente do anterior nomes durante o governo Bolsonaro. Depois de ter escolhido alguém com histórico profissional no setor privado (Roberto Castello Branco), seguido de uma “militar” (Joaquim Silva e Luna), José Mauro Coelho tem um perfil mais técnico, com uma longa trajetória no setor público.”
Os analistas acreditam que isso possa contribuir para melhorar a comunicação da estatal nos próximos meses, “principalmente no que se refere à política de preços de combustíveis da empresa, que tem sido a principal questão para o governo dado o alto interesse público sobre o assunto.
Às 14h05(horário de Brasília) o papel da empresa (PETR4) tinha alta de 3.05%, a R$ 33,38 e estava entre as maiores altas da Ibovespa.
Camila Brunelli / Agência CMA
Imagem: Agência Petrobras
Copyright 2022 – Grupo CMA

