Em sessão volátil, as taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) passaram a operar em alta acompanhando petróleo e commodities.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, destaca que as taxas médias estão acompanhando, além desses índices, a expectativa de inflação. “O mercado está defensivo, tende a acompanhar o discurso do Banco Central. O IPCA amanhã deve vir mais forte do que o esperado”, diz.
O dólar virou e passou a subir. Isso ainda reflete uma resposta do mercado à divulgação da ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), mas não significa – por ora – uma mudança na tendência altista do real.
Para o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, “o mercado ainda está respondendo ao Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), é um movimento normal. O cenário, porém, ainda não mudou”.
A Bolsa opera em leve queda em um dia em que com os investidores repercutem as indicações do governo para o comando da Petrobras e o Conselho Administrativo da estatal. As ações registram ganho e impedem que ao Ibovespa caía mais.
Às 13h40 (horário de Brasília), o principal índice da B3 caía 0,19%, aos 117.994,43 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em abril perdia 0,16%, aos 118.150 pontos. O giro financeiro era de R$ 12,3 bilhões.
Em Nova York, as bolsas operavam em queda. Celso Fosneca, sócio e head de renda variável da Venice Investimentos disse que a Bolsa está lateralizada na sessão de hoje e destacou que as indicações do governo para a presidência e Conselho Administrativo da Petrobras “demonstram que o presidente [Jair Bolsonaro] não quis indicar um corpo diretivo chancelado pelo Centro, mostrando ainda uma independência na companhia. Esse movimento faz os ativos subirem na sessão de hoje, após dois dias de queda”.
Veja como estava o mercado por volta das 13h30 (de Brasília):
IBOVESPA: 118.003 pontos (-0,19%)
DÓLAR À VISTA: R$ 4,7590 (+0,93%)
DI JAN 2023: 12,720 (-0,11%)
DI JAN 2027: 11,270(+0,66%)
Pedro de Carvalho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Agencia Brasil

