Nesta quinta-feira (9), o Ibovespa fechou em queda de 0,31%, aos 141.708 pontos. A rejeição da medida provisória (MP) que buscava compensar a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) trouxe volatilidade ao principal índice da Bolsa brasileira.
A MP nem chegou a ser votada: foi retirada de pauta após aprovação de requerimento no Congresso. Com isso, a incerteza sobre os próximos passos do governo para recompor a arrecadação e o impacto fiscal da decisão aumentou.
- Outros investidores já estão copiando a operação com café que rendeu R$ 25 mil no mês — saiba como ativar agora o Copy Invest.
A derrota foi vista por parte do mercado como um sinal de que o governo terá mais dificuldade para ampliar gastos em ano eleitoral, o que poderia favorecer um cenário de maior responsabilidade fiscal em 2027. Por outro lado, analistas alertam que o governo precisará buscar novas fontes de receita — ou rever metas fiscais — para fechar as contas.
A Bolsa terminou dia com giro financeiro de R$ 18 bilhões, abaixo da média das últimas sessões. Na semana, o Ibovespa acumula queda de 1,73% e, no mês, recuo de 3,10%. No ano, ainda sobe 17,81%.
Inflação brasileira
A leitura do IPCA abaixo do esperado, com desaceleração nos serviços, trouxe alívio para os juros futuros. “O resultado reforça o processo de desinflação e pode permitir ao Banco Central suavizar o discurso de manutenção prolongada da Selic”, disse Marcos Vinícius Oliveira, economista da ZIIN Investimentos, em entrevista ao Broascast.
Destaques do Ibovespa
As ações da Petrobras caíram mais de 1%, acompanhando a baixa do petróleo internacional. Vale também recuou 0,15%. No setor bancário, apenas Itaú fechou em leve queda, enquanto Santander subiu 1,32%.
Entre as maiores altas do dia ficaram WEG (+4,79%), Auren (+3,47%) e Porto Seguro (+1,73%). Já Brava Energia (-5,09%), Raízen (-4,35%) e MBRF (-4,27%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):