Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em queda após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sinalizar a redução de seu balanço em US$ 95 bilhões e juros maiores para combater a inflação, o que levanta temores sobre uma desaceleração na economia.
A divulgação da ata de reunião do Fed indicou que os membros “concordaram” que deveriam reduzir seu balanço em US$ 95 bilhões por mês. O documento também mostrou que o Banco Central estava considerando aumentos de juros maiores do que seus incrementos habituais de 0,25 pontos percentuais (pp).
A maioria do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) gostaria de ter aumentado a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual (pp) na reunião realizada entre 15 e 16 de março. No entanto, com a guerra da Ucrânia, o comitê achou mais prudente realizar uma elevação de apenas 0,25 pp, trazendo a meta da taxa básica de juros da faixa de zero e 0,25% para 0,25% e 0,5%.
Os membros, agora, temem que a pressão inflacionária se consagre devido à perda de confiança no Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Assim, a maioria espera por mais de um aumento de 0,5 pp nas próximas reuniões para mover rapidamente a política monetária para o campo neutro.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
“A ata da reunião do Fomc mostra um desejo intensificado de recuperar o controle da narrativa da inflação através de uma série de aumentos agressivos dos juros e um rápido encolhimento do seu balanço”, afirmam analistas do ING.
Os juros projetados do Tesouro norte-americano para 10 anos subiram acima de 2,65% para sua maior alta de três anos e permaneceu perto desse nível após a divulgação da ata do Fed. A taxa terminou o pregão de segunda-feira em 2,40%. A ata se refere à reunião de março do Fed, quando elevou as taxas em 0,25 pp e indicou mais seis aumentos dessa magnitude para 2022.
No mercado de ações, os papéis de tecnologia recuaram novamente após as perdas de ontem, à medida que os investidores fugiam do setor e se preparavam para juros mais altos que podem desacelerar a economia. Apple (-1,85%), Microsoft (-3,66%), Amazon (-3,23%) e Tesla (-4,17%) contribuíram para o declínio do setor e da Nasdaq.
As fabricantes de chips Nvidia e Marvell também tiveram queda, recuando 5,88% e 2,65%, respectivamente.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,42%, 34.496,51 pontos
Nasdaq 100: -2,22%, 13.888,8 pontos
S&P 500: -0,97%, 4.481,15 pontos
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA
