O Twitter anunciou que deve nomear o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, para seu conselho administrativo após o empresário anunciar que possui uma participação de 9,2% nas ações da empresa de rede social, tornando-o seu maior acionista.
As ações do Twitter subiram mais de 8%, para US$ 54,16 nas negociações de terça-feira. As ações subiram mais de 27% ontem, depois que a posição de Musk na empresa foi divulgada pela primeira vez.
O presidente-executivo do Twitter, Parag Agrawal, disse que a empresa está conversando com Musk há várias semanas.
“Ele é apaixonado e também um crítico intenso do serviço, que é exatamente o que precisamos no Twitter e na sala de reuniões para nos tornar mais fortes a longo prazo. Bem-vindo Elon!”, Agrawal twittou.
Musk recebeu um mandato de dois anos no conselho. Enquanto ele permanecer nesse cargo, ele não pode possuir mais de 14,9% das ações da empresa, disse o Twitter em um documento de valores mobiliários.
O empresário twittou: “Estou ansioso para trabalhar com o conselho do Parag e do Twitter para fazer melhorias significativas no Twitter nos próximos meses!”
Depois de aumentar sua participação na empresa, ele criticou nas últimas semanas o compromisso do Twitter com a liberdade de expressão e até disse que estava pensando em criar sua própria plataforma de mídia social rival.
Em 25 de março, 11 dias depois de se tornar o maior acionista da plataforma, Musk twittou uma pesquisa dizendo: “A liberdade de expressão é essencial para uma democracia em funcionamento. Você acredita que o Twitter adere rigorosamente a esse princípio?” Ele acrescentou em um tweet de acompanhamento: “As consequências desta pesquisa serão importantes. Por favor, votem com cuidado”.
Mais de 70% dos cerca de dois milhões de pessoas que responderam votaram não.
Com Musk, o Twitter terá 12 membros do conselho, incluindo Agrawal e o cofundador Jack Dorsey. Em um tweet, Dorsey disse que deu as boas-vindas a Musk no conselho. “Ele se preocupa profundamente com nosso mundo e com o papel do Twitter nele”, escreveu Dorsey.
A maneira como Musk divulgou seu investimento no Twitter pode aumentar as tensões entre ele e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, dizem advogados de valores mobiliários. Ele demorou a divulgar sua participação de 9,2% em um formulário que os investidores são obrigados a arquivar quando compram mais de 5% das ações de uma empresa, sem planejar buscar o controle. O arquivamento também não incluiu uma certificação padrão que ressalta o status passivo de um investidor.
No mês passado, Musk disse que renunciaria ao conselho da Endeavor Group Holdings Inc., a partir de 30 de junho. A Endeavor disse em um documento de março que a decisão não foi resultado de nenhum desacordo com a empresa.
Musk ainda permanece no conselho de pelo menos duas outras empresas, a Tesla e a empresa de foguetes Space Exploration Technologies Corp., como a SpaceX é formalmente conhecida.
Julio Viana / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash


