O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, de forma cautelar, as novas operações de empréstimo consignado do Banco Inter, nesta quinta-feira (16), alegando descumprimento dos Acordos de Cooperação Técnica firmados entre as partes.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), impede temporariamente a instituição de registrar novos contratos de crédito para aposentados e pensionistas. Além do Inter, o INSS também suspendeu as atividades de Paraná Banco, Facta Financeira e Cobuccio Sociedade de Crédito Direto.
- Precatório parado não paga conta. Veja como transformar seu crédito em capital hoje -> Simular venda de precatórios gratuitamente.
Segundo o instituto, a medida é “necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.
Banco Inter diz ter sido surpreendido pela decisão
Em nota, o Banco Inter afirmou que foi surpreendido pela medida e informou estar em contato com o INSS para compreender os motivos da suspensão. “O Inter reforça seu compromisso com a transparência e o respeito aos clientes, especialmente aposentados e pensionistas”, declarou a instituição.
O Paraná Banco também informou não ter recebido detalhes sobre o caso até o momento, mas disse que cumpre integralmente as normas e regulamentações aplicáveis, mantendo a ética e a responsabilidade no atendimento aos clientes.
- Casa, comércio ou indústria: todos podem economizar no mercado livre de energia. Descubra como!
Segunda suspensão em uma semana
Esta é a segunda ação do tipo em uma semana. No dia 10 de outubro, o INSS já havia suspendido as operações do Banco Master, devido a um “volume expressivo de reclamações” de consumidores. Os relatos incluíam dificuldades para cancelamento, cobranças indevidas e operações não reconhecidas.
O INSS informou que as apurações seguem em andamento e que novas medidas poderão ser adotadas caso outras instituições apresentem irregularidades semelhantes.









