O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que os “ataques desprezíveis contra civis” em Bucha e Irpin, cidades próximas a Kiev, são evidências de que a Rússia está cometendo crimes de guerra na Ucrânia e que, em resposta a isso, o Reino Unido intensificará as sanções e a ajuda militar no conflito.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para matar de fome a máquina de guerra de Putin”, disse Johnson em comunicado no domingo. “Estamos intensificando nossas sanções e apoio militar, bem como reforçando nosso pacote de apoio humanitário para ajudar os necessitados no terreno” completou.
Além disso, a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, usará uma viagem à Polônia nesta semana para pedir sanções mais duras contra a Rússia antes das negociações com os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e do G7 no final da semana.
Truss deverá encontrar-se com o seu homólogo ucraniano, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, em Varsóvia, esta noite e com o seu homólogo polaco, Zbigniew Rau, na capital polaca, amanhã. Ela vai pedir uma ação ainda mais dura dos aliados contra a Rússia para fortalecer a posição de negociação da Ucrânia nas negociações de paz.
Truss também anunciará apoio a organizações que trabalham com sobreviventes de violência sexual na Ucrânia, após relatos de incidentes de estupro por forças russas no país.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Wikimedia Commons

