O Ibovespa fechou em alta de 0,77%, aos 144.509,32 pontos, nesta segunda-feira (20). O principal índice da Bolsa brasileira chegou a tocar máxima de 145 mil pontos, nível mais alto desde o início de outubro.
A alta do Ibovespa foi sustentada por ações de peso, como Vale (ON +1,28%) e Itaú (PN +1,79%). O movimento ocorre no início da temporada de balanços do terceiro trimestre, que deve movimentar o índice nos próximos dias.
Outro ponto positivo foi o Boletim Focus, que revisou para baixo as estimativas de inflação deste e dos próximos anos.
- Lucro real, risco controlado e execução profissional — acesse agora e conheça o Copy Invest do Portal das Commodities.
Fora do Brasil, aumentaram a procura dos investidores por ativos de risco em meio as declarações de Donald Trump, que sinalizou que tudo ficará bem após o encontro com Xi Jinping.
O mercado também acompanhou indicadores divulgados pela China no fim de semana. O PIB chinês cresceu um pouco acima do esperado na comparação trimestral, mas ficou abaixo da meta anual de crescimento para 2025. Já a produção industrial surpreendeu positivamente.
Destaques do Ibovespa
A sessão também foi movimentada por notícias envolvendo a Petrobras (ON -0,25%; PN +0,07%). A estatal anunciou redução de 4,9% no preço da gasolina nas refinarias, válida a partir desta terça-feira (21). O litro passa a custar, em média, R$ 2,71, queda de R$ 0,14.
Pouco depois, o Ibama concedeu licença de operação para perfuração do poço exploratório Morpho, no bloco FZA-M-059, na Foz do Amazonas. De acordo com a Petrobras, a sonda ODN II já está posicionada e a perfuração deve começar de imediato.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
“Apesar do desempenho neutro de Petrobras no fechamento, a licença do Ibama tende a ser positiva para o valor de mercado da estatal no médio prazo”, avaliou Patrick Buss, operador de renda variável da Manchester Investimentos, em entrevista ao Broadcast.
Entre as maiores altas do dia ficara Cogna (+4,78%), CSN (+4,56%) e Natura (+4,53%). Já Fleury (-4,30%), Prio (-1,97%) e Vamos (-1,69%) lideraram as perdas.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):