Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo positivo, após um rali de compras nos últimos minutos, com os investidores tentando superar as perdas do último trimestre – a maior em dois anos – e as sinalizações de recessão no mercado de juros.
Wall Street recém-saiu de seu primeiro trimestre negativo em dois anos, mas houve sinais positivos para os investidores no pregão de hoje.
O preço do petróleo WTI – referência nos Estados Unidos – caiu abaixo de US$ 100 por barril, à medida que o governo Biden prometeu liberar mais petróleo de suas reservas estratégicas. Os preços da energia dispararam no início deste ano, sobretudo após a invasão da Rússia à Ucrânia interrompendo a oferta global, levando a algumas preocupações de que os altos preços poderiam prejudicar o crescimento econômico.
- Quer assessoria completa e gratuita para investir? Fale com um especialista da Wise Investimentos.
Os investidores também digerem o payroll para março, que mostrou a economia dos Estados Unidos adicionando 431 mil empregos. O resultado ficou abaixo da estimativa de 450 mil da Agência CMA.
As ações de materiais mantiveram as recentes altas, com a Freeport-McMoRan adicionado 2,43%. Os papéis de saúde e energia também tiveram alta. Edwards Life Sciences e Illumina subiram 4% para liderar o S&P 500. Walmart avançou 1,40%.
As ações chinesas listadas nos Estados Unidos tiveram ganhos acentuados após um relatório de que a China estava considerando compartilhar auditorias da empresa com reguladores estrangeiros.
Os movimentos acionários da sessão seguiram um sinal de recessão do mercado de títulos que foi acionado após o fechamento do pregão ontem, e novamente hoje pela manhã. Os juros projetados do Tesouro para 2 anos superaramos para 10 anos, uma inversão que não acontecia desde 2019.
Para alguns investidores, é um sinal de que a economia está caminhando para uma possível recessão, embora a curva de juros invertida não preveja exatamente quando isso acontecerá e a história mostra que isso pode demorar pelo menos um ano.
Ações de bancos tiveram dificuldades após a inversão, com o Citigroup perdendo 2,04%.
Os papéis de empresas de chips também caíram, com a Intel recuando 2,93% e a Advanced Micro Devices perdendo 1,05%, em meio à crescente preocupação com a demanda para computadores pessoais.
Alguns indicadores econômicos também vieram negativos, com os dados de gastos com construção para fevereiro e dados da atividade industrial do ISM para março vindo abaixo das expectativas.
“O relatório de atividade industrial do ISM (…) também mostrou que a inflação está ficando pior e a atividade está desacelerando à medida que os problemas da cadeia de suprimentos persistem”, afirmam analistas da Oanda”.” As pressões de inflação podem em breve levar à destruição da demanda, por isso pode ser difícil ver as ações permanecerem otimistas”.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,40%, 34.818,27 pontos
Nasdaq 100: +0,29%, 14.261,5 pontos
S&P 500: +0,34%, 4.545,86 pontos
Veja o acumulado dos índices na semana:
Dow Jones: -0,12%
Nasdaq Composto: +0,65%
S&P 500: +0,06%
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA

