No último pregão da semana, a Bolsa fecha em alta de 1,30% e acima dos 121 mil pontos, marca atingida a última vez no início de agosto, favorecida pelas ações da economia doméstica como Meliuz e Cielo e a valorização da Vale. Na semana, o índice acumulou ganho de 2,09%.
O principal índice da B3 subiu 1,30%, aos 121.570,15 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em abril avançou 1,22%, aos 121.940 pontos. O giro financeiro foi de R$ 32,2 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam mistas.
- Quer assessoria completa e gratuita para investir? Fale com um especialista da Wise Investimentos.
As ações da Meliuz (CASH3), Cielo (CIEL3), Magazine Luiza (MGLU3) subiram respectivamente 9,37%, 8,03% e 7,77%. Os papéis da Vale (VALE3) avançaram 1,42%. No campo negativo, estão os papéis da Suzano (SUZB3), Usiminas (USIM5) e Klabin (KLBN11) perderam 1,70%, 1,43% e 1,61%. A Petrobras (PETR3 e PETR4) recuou 0,02% e 1,31%.
Rob Correa, analista de investimentos CNPI, comentou que o bom humor na sessão de hoje, superando a marca dos 121 mil pontos, “reflete o bom desempenho das empresas ligadas ao cenário doméstico com a queda das taxas dos principais contratos de juros futuros e alta do minério de ferro”. O DI para janeiro de 2023 tinha taxa de 12,625% de 12,725% no ajuste anterior janeiro de 2024 projetava taxa de 11,845%, de 12,055%.
Thiago Raymon, Especialista em Renda Variável Wise/BTG Pactual, acredita que o contexto internacional “também deu o preço. Investidores de todo mundo digeriram nesta sexta feira dados norte americano que mostraram a criação sólida de empregos em março […] ainda que a leitura tenha vindo abaixo das expectativas”.
Larissa Quaresma, analista da Empiricus, comentou que hoje é mais um dia positivo para a Bolsa, que está a cada sessão mais perto da sua máxima história-de 131 mil pontos. “Hoje com a queda da curva de juros em todos os prazos dos DIs futuros favorece as ações de varejo e fintechs”.
Larissa comentou que em relação à Cielo, os reajustes das taxas cobradas dos comerciantes e um relatório de um banco afirmando que o aumento é bom para os próximos resultados ajudaram a alavancar as ações. No caso da Meliuz, o Banco Central aprovou ontem a transferência do controle do Grupo Acesso-banco digital- para a Meliuz, formalizando a aquisição.
A analista da Empiricus afirmou que o mercado monitora a ameaça de greve dos servidores. “É uma preocupação para o investidor de Bolsa porque um reajuste generalizado tira do controle as contas públicas”.
Marcelo Oliveira, CFA e fundador da Quantzed, afirmou que o Brasil está vivendo um momento diferente dos outros mercados com o fluxo forte de estrangeiros. “Agora estamos surfando uma onda sozinhos, já que apanhamos em novembro e estamos perto do final de ciclo de alta [juros]”. Na última quarta-feira (30) o capital externo somou R$ 1,489 bilhão na B3.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA

