O índice de preços ao consumidor da Alemanha subiu 7,3% em março na comparação com o mesmo mês do ano anterior, após apresentar alta de 2,5% em fevereiro, de acordo com dados revisados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis).
- É hora de investir em ações? Fale com um especialista da Wise Investimentos e descubra. Não tem custo.
Os preços de energia (que incluem eletricidade e combustíveis) avançaram 39,5% em março em base anual. Os preços de alimentos subiram 6,2%. Já os preços dos bens cresceram 12,3%.
Segundo o relatório do Destatis, os preços do gás natural e produtos derivados do petróleo subiram muito desde os ataques da Rússia à Ucrânia, o que teve um impacto considerável na taxa de inflação.
“Uma taxa de inflação igualmente alta na Alemanha foi registrada pela última vez no outono de 1981, quando os preços do petróleo mineral também aumentaram acentuadamente, como consequência da primeira guerra do Golfo. Fatores adicionais no atual mês de referência são os gargalos de entrega devido a interrupções nas cadeias de suprimentos causadas pela pandemia de Covid-19 e os aumentos acentuados nos preços dos produtos energéticos nas fases upstream do processo econômico”, conclui o documento.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels