O índice de confiança do consumidor da Alemanha para abril caiu para 15,5 pontos, depois de marcar -8,5 pontos em março (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos GfK. O relatório indica que a propensão para comprar, as expectativas econômicas e de renda declinaram.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicas caiu 33 pontos em março. O subíndice de expectativas de renda perdeu 25 pontos, caindo para -22,1 pontos, e o indicador de intenção de compra dos consumidores perdeu 3,5 pontos, caindo para um total de -2,1.
“Em fevereiro, ainda havia grandes esperanças de que o humor do consumidor também pudesse se recuperar significativamente com a flexibilização previsível das restrições relacionadas à pandemia. Com o início da guerra na Ucrânia, no entanto, isso de repente desapareceu no ar. O aumento da incerteza e as sanções contra a Rússia fizeram com que os preços da energia disparassem em particular e, portanto, estão tendo um impacto perceptível no sentimento geral do consumidor”, explica Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels




