Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em alta, com a Nasdaq subindo 1,31% – puxada por empresas do setor de tecnologia. O rali de alta afasta as previsões de recessão após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sinalizar um aperto mais agressivo na política monetária.
Os preços do petróleo caíram acentuadamente na sessão, após sua recente alta devido ao conflito geopolítico na Ucrânia. Os futuros do West Texas Intermediate (WTI) dos Estados Unidos recuaram cerca de 7% para negociar em torno de US$ 106. Os contratos futuros de petróleo Brent fecharam em torno de 7%, abaixo dos US$ 112 por barril.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
As ações de empresas do setor de energia caíram seguindo a queda no preço do petróleo. Chevron e Exxon Mobil perderam 1,69% e 2,81%, respectivamente.
As ações de tecnologia da Tesla subiram depois que a fabricante de veículos elétricos informou que quer dividir suas ações para pagar mais dividendos aos acionistas. Os papeis da empresa subiram 8,03%. Outras ações de tecnologia, que como um grupo estiveram entre os piores desempenhos até agora este ano, também subiram, com a Microsoft avançando 2,31% e a Amazon 2,56% mais alta.
Os índices iniciaram o pregão em leva queda depois que uma parte da curva de juros do Tesouro inverteu-se brevemente durante a noite, levantando alguns temores de recessão. O rendimento da nota para 5 anos subiu para 2,63%, enquanto o rendimento para 30 anos caiu 2,60%. Ao longo do pregão, os índices foram perdendo fôlego até inverterem os ganhos.
As ações dos bancos caíram à medida que a curva de rendimento se achata. O JPMorgan perdeu 0,75% e o Wells Fargo caiu 1,45%. Goldman Sachs e Bank of America perderam 0,68% e 0,42%, respectivamente.
Os investidores também continuam monitorando os desenvolvimentos na guerra da Rússia contra a Ucrânia. As negociações de paz entre as duas nações continuam esta semana, com delegações de ambos os países viajando para a Turquia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que as discussões provavelmente seriam retomadas amanhã.
Outro ponto de atenção dos traders é o Fed. Diversas instituições financeiras aumentaram em meio ponto (0,5 pp) as previsões das futuras reuniões do banco central americano para este ano, depois que o presidente do banco central, Jerome Powell, prometeu ser mais duro com a inflação e disse que os aumentos dos juros poderiam se tornar mais agressivos se necessário.
“Os mercados de renda fixa dos Estados Unidos estão apontando para o aumento dos temores de uma desaceleração econômica ou recessão”, afirmam analistas da UBS. “O movimento vem após novas indicações do Fed de que está definido em uma série rápida de aumentos de taxas este ano, com o mercado precificado em torno de 2,4 pp ao longo de 2022 – o que seria o ritmo mais rápido de aperto desde 1994”.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,27%, 34.955,89 pontos
Nasdaq 100: +1,31%, 14.354,9 pontos
S&P 500: +0,71%, 4.575,52 pontos
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA









