A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que que não era hora de sancionar a China devido a sua parceria com a Rússia. O presidente Joe Biden alertou o líder chinês Xi Jinping sobre consequências caso ele apoie a Rússia, seja militarmente ou ajudando-a a evitar o impacto das sanções.
“Não acho que isso seja necessário ou apropriado neste momento”, disse Yellen sobre as sanções numa entrevista à CNBC. “Estaríamos muito preocupados se eles fornecessem armas para a Rússia, ou tentassem evitar as sanções que colocamos em prática ao sistema financeiro russo e ao banco central. Nós não vemos isso acontecendo neste momento”, completou.
- Já sabe como funciona uma assessoria de investimentos? Fale com um especialista da Wise Investimentos.
Yellen também disse que espera que a economia dos Estados Unidos permaneça resiliente, mesmo com custos mais altos de energia e commodities, desencadeados pela invasão russa da Ucrânia, diminuindo as perspectivas para o crescimento global.
“Quando você olha para o balanço da típica família americana, ele está muito bem. Os gastos dos consumidores são fortes e as receitas fiscais têm sido surpreendentes positivas”.
A chefe do Tesouro disse estar “preocupada com as repercussões” para outros países, particularmente aqueles dependentes das importações de trigo. O aumento dos preços da energia e de outros bens, disse ela, é “provavelmente reduzir as perspectivas de crescimento global ao longo do próximo ano”.
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA









