A Honda CG 160 não é apenas uma moto; ela é um fenômeno brasileiro. Entender o porquê dessa liderança absoluta como a moto mais vendida do país revela muito sobre a necessidade de mobilidade e economia do Brasil.
Por que a CG 160 vende tanto?
O principal pilar do sucesso da CG 160 é, sem dúvida, sua lendária robustez. Ela foi projetada para aguentar as condições severas das ruas e estradas nacionais. Consequentemente, sua manutenção é simples e muito barata.
Além da durabilidade, a economia de combustível é um fator decisivo para o comprador. O motor de 160cc é conhecido por seu baixo consumo, rodando muito com pouco investimento. Portanto, ela se torna a ferramenta de trabalho ideal para milhões de pessoas.
O vídeo a seguir explora o segredo da Honda CG 160 ser a campeã de vendas:
Quem é o principal comprador da moto?
O perfil principal do comprador é o trabalhador que depende da moto para a renda. Motociclistas de entrega, conhecidos como motoboys, e profissionais que precisam de deslocamento rápido são a base de clientes. Desse modo, a confiabilidade da Honda é um diferencial que evita prejuízos.
A CG 160 também é a porta de entrada para muitos motociclistas. Sua facilidade de pilotagem e o baixo custo de aquisição (comparado a outros veículos) a tornam atrativa. Ela serve tanto para o lazer quanto para fugir do transporte público lotado.
O que a CG 160 oferece hoje?
Embora focada na função, a moto mais vendida evoluiu ao longo dos anos. Ela não é mais a moto “pelada” de antigamente, oferecendo itens de segurança importantes. A seguir, veja os destaques das versões atuais:
- Freios CBS (Combined Brake System) ou ABS (na versão topo).
- Painel digital (blackout).
- Partida elétrica de série em todas as versões.
- Rodas de liga leve (nas versões mais caras).
A Honda ataca o mercado com um portfólio variado do mesmo modelo. Isso permite que o cliente escolha o quanto quer gastar. Na tabela abaixo, comparamos o foco de cada versão principal.
| Versão da CG 160 | Foco Principal | Diferencial |
| Start | Trabalho (Custo mínimo) | A mais barata, freios CBS, rodas raiadas. |
| Fan | Uso misto (Custo-benefício) | Painel digital, carenagens mais esportivas. |
| Titan | Uso pessoal (Premium) | Rodas de liga, freio ABS, visual completo. |
| Cargo | Trabalho (Profissional) | Bagageiro homologado, pronta para baú. |

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A CG 160 continuará líder?
A liderança da CG 160 parece inabalável no curto prazo. A vasta rede de concessionárias da Honda garante peças fáceis em qualquer canto do país. Esse suporte pós-venda é, talvez, tão importante quanto a própria moto.
O sucesso da CG se tornou um ciclo que se retroalimenta. Sua alta liquidez e baixo índice de desvalorização dão segurança ao comprador na hora da troca. Por fim, ela é mais que uma moto; é uma solução de mobilidade comprovada.









