Perder a CNH física ou ser vítima de furto gera transtorno, mas a solução é simples. Solicitar a segunda via é um processo facilitado pelos portais digitais do DETRAN. Além disso, a versão digital continua válida e pode ser usada imediatamente enquanto a nova via não chega.
O que fazer imediatamente após a perda?
Mantenha a calma e verifique seu aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Se sua CNH Digital já estava ativa, ela continua funcionando perfeitamente para fins de fiscalização.
Em seguida, registre um Boletim de Ocorrência (BO) online, na delegacia virtual do seu estado. Este documento é sua principal proteção legal contra o uso indevido dos seus dados por terceiros.
A CNH Digital substitui a necessidade da 2ª via?
Sim, para fins de fiscalização de trânsito. A SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), autoridade máxima do setor, garante que a CNH no aplicativo tem o mesmo valor legal da física.
Contudo, a CNH física ainda é usada como documento de identificação em cartórios ou bancos. Por isso, solicitar a segunda via impressa ainda é recomendado por segurança.

Como solicitar a segunda via da CNH?
O processo de solicitação é centralizado no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do estado onde sua CNH está registrada. O pedido é feito de forma 100% online.
Você deve acessar o portal oficial, fazer login, encontrar a opção “Segunda Via da CNH” e confirmar seu endereço. A guia de pagamento da taxa será gerada ao final.
O vídeo a seguir mostra como fazer a solicitação da segunda via da CNH:
Quais são os requisitos para o pedido?
A CNH deve estar dentro do prazo de validade. Se a CNH perdida já estava vencida, o processo correto não é a 2ª via, mas sim a “Renovação da CNH”.
Além disso, o condutor não pode estar com o direito de dirigir suspenso ou cassado. O sistema verifica automaticamente essas restrições antes de emitir a guia.
Leia também: A moto que roda 40 km por litro e livra o motorista da burocracia da CNH
Quanto custa e qual o prazo de entrega?
O custo da 2ª via vária por estado, pois não há um valor unificado no Brasil. É preciso verificar a taxa exata no site do DETRAN local (SP, RJ, MG, etc.).
Após a confirmação do pagamento, a CNH física é enviada pelos Correios. O processo completo geralmente segue estes passos:
- Registrar o Boletim de Ocorrência (BO) online.
- Acessar o portal do DETRAN do seu estado.
- Confirmar os dados, gerar e pagar a taxa de emissão.
- Aguardar a entrega, que leva em média de 7 a 14 dias úteis.









