O setor privado dos Estados Unidos (EUA) abriu 42 mil vagas de trabalho em outubro, sinalizando uma recuperação diante dos meses anteriores, segundo dados divulgados pela Automatic Data Processing (ADP), em parceria com o Stanford Digital Economy Lab nesta quarta-feira (5).
O resultado marca uma reversão do quadro de empregabilidade do setor, após a revisão para 29 mil vagas em setembro e supera a expectativa de alguns analistas, que projetavam a criação de cerca de 22 mil postos.
O relatório da ADP mede exclusivamente o emprego no setor privado e costumava ser usado como referência prévia ao relatório oficial de emprego do governo norte-americano, o payroll, que reúne dados do setor público e privado.
Porém, o payroll segue atrasado devido à paralisação do governo, que bateu recorde nesta quarta, no seu 36º dia.
- ⚠️ O novo imposto sobre dividendos pode mudar o bolso de quem investe e empreende. Nesta quarta (5), às 19h, especialistas explicam tudo na live do Monitor do Mercado. Ative o lembrete e participe!
Salários nos EUA avançam no mesmo ritmo
Os salários no setor privado tiveram alta média anual de 4,5% em outubro, repetindo o ritmo do mês anterior. Trabalhadores que mudaram de emprego no período receberam aumentos médios de 6,7%, segundo a ADP.
A economista-chefe da empresa, Nela Richardson, afirmou que a abertura de vagas ocorre após meses de desaceleração:
“Em outubro, os empregadores privados criaram vagas de emprego pela primeira vez desde julho, mas as contratações foram modestas em comparação com o que relatamos no início do ano. Enquanto isso, o crescimento salarial tem se mantido praticamente estável por mais de um ano, indicando que as variações entre oferta e demanda estão equilibradas.”
Oferta de vagas é maior na indústria e no setor de serviços
A criação de vagas ficou concentrada no setor de serviços, que abriu 33 mil postos de trabalho no mês. Dentro da indústria como um todo, houve abertura líquida de 9 mil vagas.
Dentro do grupo industrial, o desempenho foi diferente entre os segmentos:
- As manufaturas fecharam 3 mil postos, mostrando recuo no mês
- A construção abriu 5 mil vagas
- Já o setor de extração e mineração criou 7 mil postos de trabalho
Shutdown nos EUA atrasa divulgação de dados oficiais
A paralisação do governo federal dos EUA, que já está no segundo mês e é considerada a mais longa na história do país, atrasou novamente a divulgação do relatório oficial de empregos. O dado referente a setembro, previsto para 3 de outubro, ainda não foi publicado.
Há dúvidas se o Escritório de Estatísticas conseguirá concluir também o relatório de outubro, uma vez que a coleta de dados segue suspensa durante a paralisação.
- 🔥 Quem tem informação, lucra mais! Receba as melhores oportunidades de investimento direto no seu WhatsApp.
Cautela ao interpretar dados de emprego dos EUA
Apesar de o relatório ser acompanhado por investidores, analistas destacam que o ADP não substitui o payroll por diferenças metodológicas e por se basear apenas nas empresas que utilizam seus serviços de folha de pagamento.
Matthew Martin, economista sênior da Oxford Economics, reforça essa limitação: “Os dados da ADP são limitados às empresas do setor privado que dependem da ADP para gerenciar suas necessidades de folha de pagamento, o que torna os dados da ADP menos representativos nacionalmente.”
“Os dados de emprego da ADP devem ser vistos como um complemento, e não como um substituto, para a pesquisa de emprego do governo”, complementa.









