As empresas brasileiras — listadas ou não em Bolsa no Brasil ou nos Estados Unidos — diminuíram significativamente o número de eventos voltados para aproximação com os investidores (Investor Days). No primeiro semestre, a queda foi de 37%, em comparação com 2024.
A MZ Group, que fornece tecnologia e inteligência para áreas de Relações com Investidores (RI), analisou 346 empresas e somente 12 delas (2,7% do total) realizaram o evento. Ao expandir a análise para o terceiro trimestre, o número sobe para 27 companhias (6,1% do total).
- O novo imposto sobre dividendos pode mudar o bolso de quem investe e empreende. Nesta quarta (5), às 19h, especialistas explicam tudo na live do Monitor do Mercado. Ative o lembrete e participe!
O que é o Investor Day?
O Investor Day é um evento estratégico para os profissionais de Relações com Investidores (RI). Nele, as empresas devem oferecer uma visão transparente e abrangente de seus negócios para investidores, analistas e stakeholders.
O objetivo é compartilhar resultados financeiros, estratégias de crescimento, metas de longo prazo e perspectivas futuras. Esses encontros fortalecem o relacionamento com a comunidade financeira e reforçam o compromisso com a governança.
Alto padrão de governança se mantém
Apesar da redução na quantidade, a qualidade de governança das empresas que realizaram os eventos no primeiro semestre é elevada. Todas as companhias que promoveram o evento no período são listadas na B3.
Além disso, 100% delas são registradas como Categoria A da CVM. A Categoria A é o registro exigido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para permitir a negociação de títulos e valores mobiliários no mercado.
- Casa, comércio ou indústria: todos podem economizar no mercado livre de energia. Descubra como!
Segundo a MZ, maioria (75,1%) dessas empresas está no Novo Mercado da B3. Este é o segmento que exige os padrões mais rigorosos de governança corporativa no Brasil.
Perfil das empresas e foco setorial
A maior parte das empresas que realizaram os Investor Days entre janeiro e junho deste ano (58,3%) possuía valor de mercado entre R$ 1 bilhão e R$ 10 bilhões. Juntas, elas representavam um valor de mercado aproximado de R$ 72 bilhões em 30 de junho de 2025.

Os setores que se destacaram por concentrar mais de uma companhia promovendo o encontro foram Agricultura, Açúcar & Álcool, Imobiliário e Tecnologia.
- Precatório parado não paga conta. Veja como transformar seu crédito em capital hoje -> Simular venda de precatórios gratuitamente.
Empresas promovem eventos mais curtos, mas engajados
A logística dos eventos demonstra uma tendência de otimização de tempo. A duração média geral dos Investor Days no primeiro semestre foi de aproximadamente 2 horas e 50 minutos, uma redução de 22% em relação ao ano passado. (Confira abaixo a média por setor)
O tempo médio dedicado às apresentações foi de 2 horas e 17 minutos. Já a sessão de perguntas e respostas (Q&A) teve uma média de 32 minutos.

O formato presencial foi o mais comum (50% dos eventos), seguido pelo híbrido (41,7%). No quesito liderança, os CEOs estiveram presente como palestrantes em 75% dos eventos.
O engajamento na sessão de perguntas e respostas (Q&A, na sigla em inglês) foi alto: 87,5% dos eventos utilizaram o microfone aberto para que os próprios participantes fizessem as perguntas. Os assuntos mais recorrentes nessas sessões foram “Subsidiária” e “Estratégia”.









