O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeram uma colaboração mais profunda para combater o uso de ativos digitais como forma de evasão das sanções sobre a Rússia.
“Pretendemos anunciar uma colaboração mais profunda para combater o uso ilícito de ativos digitais, incluindo seu potencial uso indevido na evasão de sanções multilaterais impostas em resposta à invasão militar não provocada da Rússia na Ucrânia”, afirmaram os líderes numa declaração conjunta publicada pela Casa Branca.
“Juntos, pretendemos aprofundar nosso compromisso compartilhado de avançar no combate à lavagem de dinheiro e combater o financiamento do terrorismo para ativos digitais, consistente com as normas da Força-Tarefa de Ação Financeira”, reforçaram.
Os Estados Unidos e a União Europeia acelerarão e aumentarão o compartilhamento de informações financeiras sobre o uso ilícito de ativos digitais, de acordo com o comunicado.
Em Bruxelas, na Bélgica, para onde embarcou ontem, Joe Biden participou nesta manhã de uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O evento foi seguido por uma reunião do G-7, e finalmente um encontro com líderes da União Europeia (UE). As três cúpulas tiveram agendas centradas no conflito na Ucrânia, com a divulgação do aumento das sanções à Rússia.
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA









