Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam a sessão em leve alta nesta quinta-feira, depois de ter começado o dia em baixa, na sua maioria. A reunião dos líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Bruxelas, reforçou a ajuda da Aliança no conflito da Rússia com a Ucrânia. A reunião acontece em conjunto com os membros do G7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo. Além disso, os resultados dos PMIs mostram uma tendência de queda no crescimento da Europa.
“O tom das várias reuniões foi de pouco compromisso, com a Otan concordando em aumentar seus desdobramentos nas fronteiras orientais da Aliança, enquanto advertia o presidente [Vladimir] Putin contra o envio de armas químicas ou outras armas de destruição em massa. Os Estados Unidos também anunciaram uma série de novas sanções contra até 400 russos de alto nível”, disse o analista chefe de mercados Michael Hewson, da CMC Markets.
- Sua estratégia de investimentos foi feita para este momento do mercado? Fale com um especialista da Wise Investimentos para ter uma segunda opinião.
Junte-se a isso os efeitos das sanções contra a Rússia em um mundo que estava começando a se recuperar da pandemia da Covid-19. “A guerra agravou as pressões de preços relacionadas à pandemia existentes, que inevitavelmente alimentarão preços ao consumidor mais altos nos próximos meses”, disse Chris Williamson, diretor de negócios economista da S&P Global.
Os efeitos da guerra se fizeram sentir nos PMIs (índice dos gerentes de compras) do setor industrial e de serviços. Na sua grande maioria, esses índices registraram uma queda em março. “A escassez de oferta está aumentando novamente na Europa, com as pressões sobre os preços continuaram aumentando e as expectativas das empresas se deterioraram”, diz a analista Jennifer McKeown, da Capital Economics.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,09%, 7.467,38 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +0,38%, 14.329,85 pontos
CAC-40 (Paris): +0,17%, 6.588,85 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,45%, 24.407,0 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,39%, 8.305,20 pontos
SMI-20 (Zurique): +0,23%, 12.127,40 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,49%, 5.802,97 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA









