As bolsas dos EUA fecharam esta sexta-feira (7) sem direção única, em meio a preocupações com uma possível bolha no setor de inteligência artificial (IA) e à continuidade da paralisação do governo dos Estados Unidos (shutdown).
Durante boa parte do pregão, o mercado operou em queda, pressionado por dados fracos do sentimento do consumidor e por uma piora na percepção sobre o desemprego nos Estados Unidos.
O VIX, conhecido como o “índice do medo”, chegou a 22,12 pontos, o maior nível desde 17 de outubro, quando persistiam tensões comerciais entre EUA e China.
- Veja como um analista fez R$ 25 mil de lucro operando café — clique aqui e descubra como você pode seguir essa estratégia.
No fim da sessão, as bolsas reduziram as perdas após a imprensa norte-americana noticiar que senadores democratas estariam dispostos a abrir mão de algumas demandas para viabilizar o fim do shutdown, que já dura 38 dias.
Mais cedo, o diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou que o impacto da paralisação na economia está sendo “muito pior do que o esperado”.
Confira o desempenho dos principais índices:
- Dow Jones sobe 0,16% (46.987,10 pontos);
- S&P 500 avança 0,13% (6.728,80 pontos);
- Nasdaq recua 0,21% (23.004,54 pontos).
Na semana, as perdas acumuladas foram de 1,21%, 1,62% e 3,03%, respectivamente.
Movimentações no mercado de ações
As ações de tecnologia recuaram com temores de sobrevalorização de papéis ligados à IA. Oracle (-1,86%), IBM (-1,93%) e Alphabet (-2,08%) fecharam em baixa. A Tesla caiu 3,68%, após os acionistas aprovarem um pacote de remuneração trilionário para o CEO Elon Musk.
Por outro lado, algumas companhias conseguiram se recuperar no fim do dia: Nvidia (+0,09%), Intel (+2,39%) e Amazon (+0,56%) encerraram em alta.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
O setor bancário acompanhou a volatilidade nos EUA. JP Morgan (+0,25%) e Wells Fargo (+0,53%) conseguiram recuperar as perdas no final da sessão. Já Citi Group (-0,06%) e Goldman Sachs (-0,16%) terminaram o dia em leve queda.









