O mercado brasileiro sempre desejou SUVs com design arrojado, mas os preços eram proibitivos. A Fiat mudou esse jogo ao lançar o Fiat Fastback, seu primeiro SUV coupé. O modelo combina a plataforma do Pulse com um porta-malas gigante e visual esportivo.
O que é o Fiat Fastback?
O Fastback é classificado como um SUV-Coupé, um estilo popularizado por marcas de luxo. A Fiat desenvolveu o modelo inteiramente no Brasil, utilizando a plataforma MLA do grupo Stellantis. Essa base é uma evolução da arquitetura usada no Pulse e no Cronos.
Seu principal diferencial é, sem dúvida, o caimento acentuado do teto. Isso cria um visual dinâmico sem sacrificar o espaço interno como em outros coupés. Na prática, ele oferece mais ousadia que o irmão Pulse, do qual deriva.

Quais os motores do Fastback?
O Fastback oferece duas opções de motores turbo da família T-Flex. Ambos são conhecidos por equipar outros modelos do grupo Stellantis. A escolha define o desempenho e o preço do veículo.
As motorizações disponíveis se dividem claramente pelo desempenho. A maioria das versões foca na eficiência, enquanto as mais caras focam na potência. A linha de motores inclui:
- T200 (1.0 Turbo) com câmbio CVT
- T270 (1.3 Turbo) com câmbio automático de 6 marchas
O porta-malas do Fastback é grande?
Sim, o porta-malas é o grande destaque do carro, superando muitos sedãs médios. Oficialmente, a Fiat declara um volume de 600 litros pelo método padrão. Contudo, medido pelo padrão VDA (mais comum), o volume real é de 516 litros.
De qualquer forma, o espaço é excelente para famílias e viagens longas. A abertura ampla da tampa facilita o carregamento de objetos grandes. Esse é o seu maior trunfo contra o principal concorrente, o Volkswagen Nivus.

Leia também: A moto que nunca sai de moda e segue encantando milhões de brasileiros
Como é a versão Abarth do Fastback?
Para quem busca máxima performance, a Abarth preparou uma versão específica. O Fastback Abarth usa exclusivamente o motor 1.3 turbo (T270) com uma calibragem mais agressiva. Além disso, o visual recebe faixas, rodas exclusivas e o logo do escorpião.
O acerto de suspensão e direção também é mais firme, focando na dirigibilidade. O escapamento duplo é menos restritivo e garante um ronco mais esportivo. Ele, portanto, atua como a versão topo de linha com foco total em desempenho.
Vale a pena comprar o Fiat Fastback?
A decisão pelo Fastback depende do que o motorista procura. Seus pontos fortes são claros e muito atraentes. O design se destaca na multidão e o porta-malas resolve a vida de qualquer família.
Ele é ideal para quem quer um SUV urbano com visual esportivo e muito espaço de bagagem. No entanto, o espaço no banco traseiro é apenas adequado, similar ao do Pulse. Avaliar o acabamento interno contra os concorrentes também é uma boa medida.









