O ponteiro da temperatura subindo rapidamente é um sinal de pânico imediato. O superaquecimento do carro pode destruir o motor em minutos. Felizmente, a maioria das causas é evitável com manutenção simples no sistema de arrefecimento.
O que causa o superaquecimento do motor?
A causa mais comum é a falha no sistema de arrefecimento. Isso geralmente acontece por baixo nível do líquido (água e aditivo). Vazamentos em mangueiras ou no radiador são os principais vilões.
Além disso, problemas mecânicos podem ser a raiz do problema. A válvula termostática travada ou a bomba d’água quebrada impedem a circulação correta do fluido. A ventoinha do radiador também pode falhar, especialmente no trânsito.

Como verificar o líquido de arrefecimento?
A verificação deve ser feita com o motor frio para evitar acidentes. Localize o reservatório de expansão (aquele tanque plástico transparente) no compartimento do motor. O nível do líquido deve estar entre as marcas “MÍN” e “MÁX”.
Se o nível estiver baixo, complete apenas com o aditivo recomendado pela fabricante do veículo. Nunca use apenas água pura, pois ela não tem as propriedades anticorrosivas e de ebulição do aditivo. Completar o nível regularmente é fundamental para evitar o superaquecimento.
Qual a função do radiador e da ventoinha?
O radiador é o principal trocador de calor do sistema. O líquido quente que sai do motor passa por suas colmeias finas. O ar externo (do movimento do carro) resfria esse líquido.
A ventoinha (ou eletroventilador) é essencial quando o carro está parado ou em baixa velocidade. Além disso, ela força a passagem de ar pelo radiador quando não há vento suficiente. Se ela falhar, o carro certamente vai superaquecer no trânsito.
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O que fazer se o carro superaquecer?
Se o ponteiro da temperatura subir ou a luz de alerta acender, a ação deve ser imediata. Pare o carro em local seguro e desligue o motor para interromper a geração de calor. Ligar o ar quente no máximo também ajuda a roubar calor do motor.
Jamais abra a tampa do radiador ou do reservatório com o motor quente, pois o vapor pressurizado causa queimaduras graves. A seguir, veja os passos corretos:
- Esperar o motor esfriar completamente (pelo menos 30 minutos).
- Após frio, verificar o nível do reservatório.
- Se necessário, completar com fluido (ou apenas água, em caso de emergência).
- Procurar um mecânico, pois provavelmente há um vazamento ou falha.

Manter o sistema de arrefecimento em dia
A prevenção é a melhor forma de evitar o superaquecimento do carro. A troca completa do fluido de arrefecimento deve seguir o manual. Marcas como Honda ou Volkswagen têm aditivos específicos.
Inspecione visualmente as mangueiras procurando por rachaduras ou inchaços. Ignorar a manutenção preventiva do arrefecimento é uma economia que custa um motor novo. Portanto, mantenha as revisões em dia.









