As bolsas dos EUA fecharam em alta nesta segunda-feira (10), impulsionadas pela expectativa de que o impasse político que ameaçava paralisar o governo dos Estados Unidos (shutdown) esteja perto do fim.
Como resultado, investidores voltaram a ter apetite por risco — aumento do interesse por ativos mais arriscados, como ações —, revertendo parte das perdas registradas na semana anterior.
- A nova lei do IR ainda não foi sancionada — mas já ameaça o lucro de quem empreende. Tire suas dúvidas ao vivo nesta quarta-feira (12). Inscreva-se aqui.
Confira o desempenho dos principais índices:
- Dow Jones sobe 0,81% (47.368,63 pontos);
- S&P 500 avança 1,54% (6.832,43 pontos);
- Nasdaq tem alta de 2,27% (23.527,17 pontos).
Movimentações no mercado de ações
As empresas de tecnologia, que haviam sido as principais responsáveis pelas quedas da semana passada, lideraram a recuperação. Alphabet (+4,04%), Nvidia (+5,79%) e Meta (+1,62%) estiveram entre os maiores ganhos do dia.
A Tesla também subiu 3,66%, revertendo parte da queda de 3,7% registrada na sexta-feira, após os acionistas aprovarem um pacote de remuneração de valor trilionário ao CEO Elon Musk.
A CoreWeave, que divulga balanço ainda nesta segunda-feira, avançou 1,54%.
As companhias aéreas tiveram desempenho negativo após o presidente Donald Trump defender o retorno imediato dos controladores de tráfego aéreo ao trabalho, mesmo com parte da categoria afastada pela paralisação do governo. Delta Airlines caiu 0,54%, American Airlines recuou 2,49%, e United Airlines perdeu 1,32%.
- Tem precatórios a receber? Saiba que possível sair da fila e transformar em dinheiro já. Clique aqui e simule a venda.
A Metsera caiu 14,80% após confirmar acordo para ser adquirida pela Pfizer (-0,16%) por US$ 10 bilhões. Os ADRs da Novo Nordisk, que também disputava a compra, subiram 0,57%.
Já no setor de meios de pagamento dos EUA, a Mastercard (+0,18%) e a Visa (-0,32%) anunciaram um acordo para encerrar um litígio de duas décadas com representantes de lojistas americanos sobre taxas de intercâmbio e regras de aceitação de cartões.
As ações da Berkshire Hathaway caíram 0,42% após o investidor Warren Buffett divulgar uma carta de despedida, sinalizando o encerramento de uma era na companhia.









