O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta quinta-feira (13) em queda de 0,30%, aos 157.162 pontos, após uma sequência de 15 altas seguidas — 12 delas em níveis recordes. O volume financeiro somou R$ 29,1 bilhões.
Analistas apontam que o índice acompanhou a movimentação em Nova York, onde as bolsas foram fortemente impactadas pela queda nas ações de tecnologia, diante da percepção de que as valuations — ou precificações — das empresas estavam elevadas.
- Outros investidores já estão copiando a operação com café que rendeu R$ 25 mil no mês — saiba como ativar agora o Copy Invest.
O término do shutdown (paralisação do governo) não foi suficiente para amenizar as perdas. Durante a tarde, a Casa Branca indicou que parte dos dados atrasados pode sequer ser divulgada, aumentando a incerteza sobre o cenário econômico norte-americano.
Mesmo com a leve correção, o Ibovespa acumula alta de 2,01% na semana, 5,10% no mês e 30,66% no ano.
Destaques do Ibovespa
As ações da Petrobras subiram 0,90% (ON) e 0,43% (PN), ajudando a conter parte das perdas. Já Vale encerrou em leve baixa de 0,14%. No setor bancário, Banco do Brasil recuou 1,32%, após a divulgação do balanço trimestral. As demais instituições financeiras apresentaram desempenho positivo.
Entre as maiores altas do dia ficaram MRV (+5,16%), Allos (+4,58%) e MBRF (+4,36%). Já Hapvida (-42,21%), Raízen (-6,45%) e Braskem (-4,89%) lideraram as quedas.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.









